Palestra: Experiências em qualidade do ar e nanotecnologia ambiental

08/08/2017 11:53

10/08/2017 – 15:00

Auditório do ENS

Marina E. Vance

Assistant Professor

Mechanical Engineering & Environmental Engineering

University of Colorado Boulder

marina.vance@colorado.edu

O campo da nanotecnologia já demonstrou um progresso significante em diferentes áreas, como saúde e medicina, energia, e até mesmo em produtos para o consumidor. Entretanto, a história tem nos apresentado diversos exemplos de avanços tecnológicos com más consequências para a saúde humana e o meio ambiente, como a adição de chumbo na gasolina, clorofluorocarbonetos, DDT, etc. O estado da arte em nanotecnologia ambiental será discutido brevemente nessa palestra, especialmente no contexto da qualidade do ar. Nanopartículas têm o mesmo tamanho do material particulado ultrafino, que é conhecido pelos seus efeitos adversos à saúde.

Nessa palestra, também realizaremos uma conversa informal sobre as experiências da profa Marina no doutorado e pós-doutorado e sobre o sistema acadêmico em engenharia ambiental nos EUA.

A Profa Marina Eller Vance é professora assistente no departamento de engenharia mecânica e do programa de engenharia ambiental na University of Colorado Boulder. Sua pesquisa tem foco na exposição humana à nanoparticulas e material particulado ultrafino de atividades cotidianas, usando ferramentas da engenharia para entender e minimizar exposições à poluentes emergentes.  Antes de ser contratada pela CU Boulder em 2016, ela foi Diretora Associada do Virginia Tech Center for Sustainable Nanotechnology (VTSuN) e Vice-Diretora do VT National Center for Earth and Environmental Nanotechnology Infrastructure (NanoEarth). Ela completou o seu doutorado em Engenharia Civil e Ambiental pela Virginia Tech em 2012 por investigar o lançamento de nanomateriais de produtos para o consumidor. Ela tem graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pelo ENS-UFSC em 2004 e mestrado pelo mesmo programa em 2008.