Departamento

Missão Desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, buscando respostas para os problemas ambientais e contribuindo para o desenvolvimento sustentável regional e nacional.
Histórico do Departamento

O Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS) foi criado em 22 de abril de 1986, sob a denominação de Departamento de Engenharia Sanitária. Sua origem está relacionada à criação do curso de Engenharia Sanitária, ocorrida em 1978. Nesse ano foi instituída a Coordenadoria de Engenharia Sanitária, inicialmente vinculada ao Departamento de Engenharia Civil. A denominação atual vigora desde1996.

Em 1995 o Departamento concretizou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, inicialmente com a formação de mestrado e a partir de 2000 com a formação de doutorado.

Atuação

No ensino, oferece disciplinas aos cursos de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção Civil e Engenharia de Materiais, entre outros. Oferece ainda disciplinas ao curso de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.

As pesquisas realizadas pelo ENS estão ancoradas em três temáticas principais: planejamento e gestão ambiental; caracterização, monitoramento e controle da poluição ambiental; sistemas participativos.

As atividades de extensão consistem em assessorias às comunidades e a órgãos públicos, consultorias à empresas privadas e à promoção de cursos de aperfeiçoamento, além de análises físico-químicas e bacteriológicas de interesse ambiental.

Intercâmbios Científicos e Tecnológicos
Ensino:

– Programa de Dupla Diplomação do Curso de Graduação entre a Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS) da Universidade Federal de Santa Catarina e L’ Ecole Nationale du Génie de l’ Eau et de l’ Environnement (ENGEES), em Estrasburgo, França.

Pesquisa e Extensão:

com setor privado: Fiesc, Senai/SC, Petrobrás
com órgãos públicos estaduais: IMA, Casan, Epagri
com órgãos públicos federais: Embrapa, Ibama

em programas Internacionais: CAPES-COFECUB (Brasil-França), BRAFITEC (Brasil-França)

Universidades de Buenos Aires, Argentina.
Universidade da República do Uruguai, Uruguai.

Universidade de la Nacion, Paraguai.

École Nationale Supérieure des Techniques Industrielles et des Mines d’Alès, França.

École Nationale Supérieure des Techniques Industrielles et des Mines de Paris, França.

Localização

O Departamento de Engenharia sanitária e Ambiental fica localizado no Centro Tecnológico, na Cidade Universitária de Florianópolis em Santa Catarina.

Além da infraestrutura tecnológica disponível e dos recursos humanos com alto nível de qualificação, a Universidade também é um lugar agradável para estudo e pesquisa. No Campus, com mais de 3 milhões de metros quadrados, é possível contar com diversos serviços e áreas de convivência (bancos, livrarias, lanchonetes), como também com opções de lazer (shows ao ar livre, concertos musicais, teatro, cinema).

Contato
Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Tecnológico
Campus Universitário – Trindade – Caixa Postal : 476
Florianópolis – SC – Brasil – CEP : 88040-970
Fones: (048) 3721-7704 (Secretaria) e 3721-2722 (Chefe do Departamento)
E-mail: ens@contato.ufsc.br

Chefe do Departamento

 

Prof. Pablo Heleno Sezerino

Subchefe do Departamento

 

Prof. Rodrigo de Almeida Mohedano

Chefe do Serviço de Expediente da Secretaria do Departamento

 

Jorge Henrique Costa Júnior

 Secretaria Administrativa

Miriane Ramos Vianna Moreira