RReSSa na 7ª edição do Curso de Gestão de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana
Na última quarta-feira (25/09) a professora Maria Elisa Magri, que coordena o Grupo de Pesquisa Recuperação de Recursos em Sistemas de Saneamento (RReSSa) da UFSC, e a graduanda e bolsista do grupo Karen Tavares, participaram da 7ª edição do Curso de Gestão de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana, realizado pelo Cepagro, com uma ação de extensão na comunidade da Vila Aparecida.
Os participantes tiveram uma aula com a professora Maria a respeito do Saneamento Ecológico. Foi feita uma apresentação da tecnologia do Banheiro Seco com Vaso Separador, como ferramenta importante para a segregação de fezes e urina na fonte. Essa separação possibilita que as duas frações recebam os tratamentos adequados e se transformem em fertilizantes orgânicos seguros e de ótima qualidade, tanto o composto sólido quanto o composto líquido.
A professora explicou que, assim como a compostagem, o banheiro seco possibilita uma melhor destinação dos resíduos, neste caso, dos dejetos humanos. Somando-se a isso, a graduanda Karen realizou uma pesquisa sobre a aceitabilidade do uso dos fertilizantes provenientes de excretas humanas, com o grupo de agricultores urbanos ali presentes.
Para concluir as atividades, o Grupo Sementeira e os demais participantes iniciaram a instalação de um banheiro seco no local. O material que será produzido a partir das técnicas de compostagem e estabilização serão posteriormente avaliados pelo laboratório coordenado pela professora Maria, no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Ainda em comemoração ao Dia Nacional da Agroecologia (03/10) o grupo reforça o seu compromisso com essa ciência, por meio de técnicas sustentáveis de saneamento, possibilitando a segurança sanitária para comunidades que não têm acesso a rede de esgoto, e ainda, no caso do uso dos fertilizantes orgânicos, reforçando a importância da agricultura orgânica com base na agroecologia e organizações sociais.