FALECEU O PROF PEDRO HIDALGO – COLABORADOR DO ENS
Faleceu na semana passada o Prof Pedro Hidalgo, grande colaborador do Departamento de Engenharia Sanitária, durante anos (1990 e primeiros anos de 2000) na Área da Gestão Social de Bacias Hidrográficas. 89 anos, Engenheiro Agrônomo, ex-ministro da Agricultura de Salvador Allende. Seus princípios nortearam sua carreira, sendo um dos principais articuladores da reforma agrária chilena, credencial que o levou ao comando da pasta governamental da Agricultura. Em 1973, com o golpe militar, foi preso e torturado em uma gelada ilha no sul do país. Após uma fuga espetacular conseguiu asilo na Colômbia. Mais tarde foi contratado como professor pelo Centro Interamericano de Desenvolvimento Integral de Águas e Terras, na Venezuela, país onde ficou exilado por 17 anos.
Fiel aos seus ideais, foi no meio acadêmico que formulou a Metodologia de Planejamento Ambiental Participativo em Bacias Hidrográficas na qual inseriu a vertente comunitária lado a lado com a vertente técnica, valorizando a participação das representações da sociedade civil na elaboração dos planos institucionais que consideravam suas demandas específicas. Colaborou em projetos de conservação das microbacias hidrográficas em SC, onde a UFSC/ENS esteve presente:
- Consórcio Intermunicipal Quiriri, em São Bento o Sul/SC, promovido pela Prefeitura de São Bento do Sul;
- Consórcio Intermunicipal Lambari, em Concórdia/SC, promovido pela Prefeitura de Concórdia;
- Consórcio Intermunicipal Iberê, em Chapecó/SC, promovido pela Prefeitura de Chapecó.
Pedro Hidalgo deixa um legado exemplar de compromisso de transformação social mediante ativismo técnico e político em diversos países da América Latina: Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, México, Nicarágua, Peru e Venezuela.Prof. Daniel José da Silva/ Prof. Paulo Belli Filho/ Engº Marcus Vinicius Carrasqueira