GESAD participa de visitas técnicas a sistemas de Saneamento Baseado na Natureza em Santa Catarina
Pesquisadores do Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (GESAD), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participaram no dia 4 de julho de 2025 de visitas técnicas a sistemas de Saneamento Baseado na Natureza (SbN) promovidas pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). A atividade foi organizada como desdobramento da audiência pública realizada em março deste ano, que debateu a situação ambiental da Bacia da Lagoa da Conceição.
O GESAD esteve representado pelo coordenador do grupo, Prof. Dr. Pablo Heleno Sezerino, e pelos pesquisadores Alexandre Trevisan e Willian Goetten, que acompanharam o roteiro técnico contemplando três iniciativas inovadoras de tratamento descentralizado de esgoto com soluções baseadas na natureza. A agenda incluiu visitas a um wetland vertical para atendimento de um condomínio em Palhoça, a um wetland vertical aerado instalado em empreendimento comercial no Corporate Park, em Florianópolis, e ao sistema UGL Wetland em escala real na ETE Canasvieiras, este último monitorado tecnicamente pelo próprio GESAD em parceria com o RReSSa e a CASAN.
Segundo o Prof. Pablo Sezerino, “essas visitas fortalecem o diálogo entre academia, setor público e operadores de serviços, o que é essencial para consolidarmos alternativas baseadas na natureza e alinhadas aos princípios da economia circular no saneamento”.