BRAFITEC – Chamada para candidaturas para 2017

24/03/2017 14:23

EDITAL – BRAFITEC/ENS/2017

O Programa CAPES-BRAFITEC visa o intercâmbio de estudantes de graduação na área de Engenharia do Brasil e da França. O Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a UNIPAMPA tiveram renovado o projeto: Risco Ambiental na Engenharia: Ênfase ao Treinamento na Empresa, renovado para o biênio 2017-2018. Nesse contexto lança EDITAL para 03 bolsas de graduação “sanduíche” para início em setembro de 2017.

Informações com o prof. Flávio Rubens Lapolli, Dr. – Coordenador do Projeto na UFSC. Por Email: f.lapolli@ufsc.br

INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO (BRAFITEC)

Chamada para candidaturas para o ano de 2017

1. Programa CAPES-BRAFITEC:RISCO AMBIENTAL NA ENGENHARIA: ÊNFASE AO TREINAMENTO EM EMPRESA

O programa Capes-BRAFITEC visa o intercâmbio de estudantes de graduação na área de engenharia do Brasil e da França. Os estudantes Brasileiros são financiados (bolsa, seguro e passagem aérea) pela CAPES.

(http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/franca/brafitec)

O ENS-UFSC, em conjunto com a UFRGS (como coordenadora) e a UNIPAMPA, teve aprovado o projeto intitulado: ” RISCO AMBIENTAL NA ENGENHARIA: ÊNFASE AO TREINAMENTO EM EMPRESA”, no contexto do programa Brafitec (Programa de Cooperação Franco-Brasileira na Área da Formação de Engenheiros), para o biênio 2015-2016 (renovado para 2017-2018). Os parceiros do lado francês são: École des Mines d’Alès (EMA), École National Supérieur de Chimie de Montpellier (ENSCM) e o Centre International d’Études Supérieures en Sciences Agronomiques de Montpellier (MONTPELLIER SUPAGRO).

Para o perfil dos estudantes do curso Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS), a formação mais apropriada se encontra nas seguintes instituições:

• École des Mines d’Alès (EMA) : Áreas de atuação: Batiment et Energie; Ressources minérales et exploitation; Environnement et énergie
  • École National Supérieur de Chimie de Montpellier (ENSCM).

2. O processo de seleção de bolsas para 2017

No contexto do projeto BRAFITEC estão disponíveis 03 bolsas de graduação sanduíche, de um ano de duração, para os alunos de ENS da UFSC, para início a partir de setembro de 2017.

Um processo de pré-seleção está aberto para estudantes que cumpram as seguintes condições: ser aluno de graduação do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, matriculado regularmente entre a 5º e a 9º fases do curso (serão excluídos alunos que não tenham alcançado a quinta fase  no semestre 2017/02 e alunos que  venham a completar a nona fase do curso no semestre 2017/02). Não serão levadas em conta neste processo de seleção candidaturas de estudantes que não se encaixarem neste critério.

Os interessados deverão encaminhar por e-mail ao endereço f.lapolli@ufsc,br  com assunto (subject) Brafitec:

• Comprovante de obtenção de nota mínima de 600 pontos em ENEM realizado a partir de 2009 (exigência da CAPES para permitir a inscrição no programa BRAFITEC);
  • Histórico escolar até 2016/2 inclusive;
  • Curriculum-vitae incluindo suas eventuais experiências em estágio no exterior e em bolsas de iniciação científica;
  • Declaração de nível atual de proficiência em francês; um comprovante oficial (indicando o nível), obtido em prova da Aliança Francesa (nível mínimo B1) ou do departamento de línguas da UFSC (realizado no máximo até 1 ano da data de abertura da inscrição), será exigido quando o estudante estiver pré-selecionado, no momento da inscrição na CAPES;
  • Carta de motivação em francês, explicando o objetivo da participação no intercâmbio;
  • Instituição e opção de curso preferida;
  • É vetada a inscrição de bolsista que tenha sido agraciado anteriormente com bolsa de estudos no exterior, em nível de graduação, em função de programa ou projeto financiado por agência pública de fomento brasileira; acúmulo de bolsas com outras concedidas pela CAPES ou por quaisquer agências nacionais, salvo se norma superveniente dispuser em contrário.

A data limite para envio deste pré-dossiê é sexta-feira, 07 de Abril de 2017, 18h00. Para esta seleção uma comissão avaliadora será chamada pelo coordenador deste  projeto Brafitec  junto à UFSC. A comissão selecionará e classificará os candidatos a partir de critérios que levarão em conta: proficiência no idioma, histórico escolar, currículo, experiência em estágios no exterior, bolsas de iniciação científica e carta de motivação. A comissão poderá convocar os selecionados para uma entrevista, se necessário. Os resultados da pré-seleção serão divulgados até sexta-feira, 14 de abril de 2016.

Os 10 alunos classificados terão seus nomes encaminhados para aprovação pela CAPES.

Imediatamente após o processo seletivo será discutido o plano de atividades dos alunos selecionados. Esta pré-seleção é a primeira etapa do processo de solicitação de bolsa junto à CAPES que ocorrerá entre abril e maio de 2017. Os pré-selecionados serão posteriormente instruídos sobre as próximas etapas do processo e sobre a inscrição no formulário on-line da CAPES.

Os estudantes selecionados deverão preencher um formulário online e anexar, eletronicamente, a documentação complementar requisitada:

– Histórico escolar

– Plano de atividades;

– Carta da instituição de ensino no exterior;

– Carta do coordenador do programa (modelo em: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/franca/brafitec, subtítulo “Projetos”);

– Teste de proficiência na língua francesa.

Florianópolis, 24 de março de 2017

Professor Flávio Rubens Lapolli

Coordenador na UFSC do projeto Brafitec

SOBRE A PROVA DE PROFICIÊNCIA:

Prova de proficiência em língua francesa (atribuição dos conceitos A1, A2, B1): Aliança Francesa (CUSTO verificar); DLLE-UFSC (marcar pelo telefone – 3721 9288 – CUSTO verificar).