Professor Rodrigo Mohedano profere palestra em Minas Gerais

23/08/2018 08:38

No dia 16 de agosto o prof.º Rodrigo Mohedano do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, proferiu palestra em um Simpósio na Universidade Federal de Viçosa- MG, que teve como tema a Recuperação de Produtos e Energia do Saneamento Ambiental. O evento enfatizou a forte tendência das pesquisas para a geração de energia, biocombustíveis, fertilizantes e alimento, a partir de resíduos obtidos pelas diversas configurações de sistemas de tratamento de efluentes. Em sua palestra intitulada “Lagoas de Lemnas: Saneamento, Biocombustíveis e Alimento”, o professor apresentou dados obtidos durante mais de 15 anos de pesquisas no ENS/UFSC sobre lagoas de estabilização com lentilhas d’água. Os resultados apresentam boas perspectivas do uso da biomassa residual para a nutrição animal (fonte de proteína), para a produção de bioetanol (a partir do amido foliar) e também para a geração de biogás. Estiveram também presentes no evento os professores da UFMG Marcos Von Sperling e Carlos Augusto Chernicharo, além do pesquisador Espanhol Jorge Miñon Martinez (Empresa aGrae) e o professor Marcelo Zaiat (USP). Deste modo, além da divulgação científica, o evento promoveu a integração de Universidades Federais com reconhecido destaque na área de saneamento e deixa como mensagem a latência da mudança de paradigmas no setor de saneamento ambiental.