13 de julho, dia dedicado ao Engenheiro Sanitarista

15/07/2019 09:03

13 de julho é o dia dedicado ao Engenheiro Sanitarista, profissional essencial para o avanço de atividades voltadas ao saneamento básico (Abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais), bem como pelo uso sustentável destes recursos.

O engenheiro sanitarista também tem um papel importante para área social, de saúde e ecológica, pois além de privilegiar o bem estar social, também atua na prevenção de doenças e salubridade ambiental, sempre com o foco na preservação e diminuição dos danos ambientais, com objetivo de promover um desenvolvimento sustentável. Assim, a engenharia sanitária é uma profissão de cuidados, uma profissão para a nação.

Devido à precariedade dos sistemas de saneamento básico e de abastecimento de água potável no Brasil, a necessidade de profissionais nesta área é sempre muito grande. A UFSC foi pioneira da estruturação desta profissão no país, há 41 anos formando e preparando os profissionais para lidarem com as questões ambientais e de saneamento.

Em comemoração ao Dia do Engenheiro Sanitarista, o departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC sediou a Assembleia Geral Anual da Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (ACESA) neste dia 11 de julho. Durante a assembleia ocorreu eleição para a nova diretoria, com a chapa ‘Valorizar para crescer’ sendo eleita por unanimidade. De acordo com o professor Paulo Belli Filho, que além de ser professor, foi aluno da primeira turma de Engenharia Sanitária em 1978, encontros como este realizados nas instalações da Universidade são muito importantes para a aproximação e cooperação entre todos, ajudando também a resgatar as raízes da ACESA.

A nova gestão assume a associação em um momento delicado para o saneamento e meio ambiente no Brasil e em Santa Catarina, no qual o papel da engenharia é cada vez mais discutido devido a grande lacuna existente entre a sociedade e os profissionais. Com estes desafios a serem superados, a chapa propõe-se a dialogar cada vez mais com a comunidade. A chapa é composta por:

➡ Presidência e Vice Presidência: Vinicius Ragghianti e Fernanda Vanhoni

➡ Secretária e Vice-secretária: Juliana do Carmo e Stefania Hofmann

➡ Tesoureiro e Vice- tesoureiro: João Henrique Pereira e Mateus Reis

➡ Diretora de Comunicação: Fabiane Tasca

Com a palavra, o presidente da ACESA Vinicius Ragghianti: “Vamos continuar o excelente trabalho da gestão da Presidenta Thaianna Cardoso, que entregou a ACESA em perfeitas condições. Temos o desafio de pautar o saneamento básico e o desenvolvimento sustentável na sociedade Catarinense. Queremos projetar o Engenheiro Sanitarista e Ambiental como o profissional mais preparado para este desafio. Precisamos valorizar nossos profissionais.. para crescermos enquanto associação! ”

Em breve, a ACESA divulgará informações sobre a cerimônia de posse.