Celebração dos 15 anos do GESAD

04/10/2019 09:55

Neste dia 04 de outubro celebra-se os 15 anos da criação e atuação do Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (GESAD), idealizado no ano de 2004 pelo professor Luiz Sérgio Philippi e, atualmente, supervisionado pelo professor Pablo Heleno Sezerino.

Com o objetivo de disseminar o conhecimento e as experiências relativas aos diferentes sistemas descentralizados de tratamento de esgoto, com o foco principal na ecotecnologia dos Wetlands Construídos, o grupo contribui na formação de graduandos por meio de ações de pesquisa e extensão, bem como de pós-graduandos em níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Mais recentemente, o GESAD está atuando também na gestão do saneamento, notadamente relacionado à dimensão esgotamento sanitário.

Ao longo desta trajetória, foram publicados 26 artigos em revistas nacionais e internacionais, 5 teses de doutorado, 23 dissertações de mestrado e 35 trabalhos de conclusão de curso, além de mais de 3 dezenas de trabalhos técnicos/científicos em congressos e, atualmente, estão em andamento 2 projetos de pesquisa e extensão, 2 trabalhos de conclusão de curso, 2 de mestrado, 4 de doutorado e 1 de pós-doutorado. Destaca-se, também, a atuação de membros do GESAD no Conselho Municipal de Saneamento de Florianópolis e na Câmara Técnica de Saneamento do Conselho Estadual de Meio Ambiente de SC.

Os pesquisadores do GESAD sentem-se orgulhosos por toda esta trajetória, e reforçam seu comprometimento na busca pelo saneamento acessível e de qualidade para todos.