Projeto de extensão do ENS/UFSC sobre diagnóstico socioambiental em São Francisco do Sul tem a sua primeira atuação em campo

08/10/2019 08:48

Nos dias 02 e 03 de outubro de 2019 a equipe do projeto “Diagnóstico Socioambiental para a criação de uma unidade de conservação na Vila da Glória, São Francisco do Sul- SC”, coordenado pelo professor Rodrigo de Almeida Mohedano do ENS/UFSC, com apoio do NEAmb, esteve em sua primeira atividade em campo, marcando o início do projeto junto à comunidade local. Este momento foi idealizado para o reconhecimento do território da Vila da Glória, com o intuito de identificar caminhos de acesso às áreas de mata, trilhas e pontos de apoio, bem como conhecer lideranças comunitárias da Vila. O apoio da Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco do Sul foi fundamental neste momento de aproximação com a comunidade e seu território.

Os membros que estiveram em campo, incluindo os professores da UFSC Orlando Ferretti e João Rocha Gré (Geografia e Geologia), também participaram de um evento promovido pela Prefeitura deste município, onde foram apresentados para a comunidade local pelo prefeito, o senhor Renato Gama Lobo acompanhado pelo secretário de meio ambiente, o senhor Gabriel Daniel Conorath.

O projeto terá duração de um ano, e conta com a participação de cerca de 30 pessoas, entre discentes e docentes da UFSC, que compõem as seguintes áreas de estudo: educação ambiental e governança, socioantropologia, fauna, flora, geologia e geomorfologia, caracterização geográfica e levantamento fundiário, hidrologia. Espera-se que o projeto possa colaborar com o desenvolvimento sustentável da região, preservando e integrando os belíssimos ecossistemas costeiros da Vila ao crescimento econômico, tão necessário àquela comunidade.

http://www.saofranciscodosul.sc.gov.br/noticia/7063#.XZtIEahKjIV