LABTOX, PERTENCENTE AO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DA UFSC É HOMENAGEADO PELA CÂMARA DE VEREADORES DE FLORIANÓPOLIS ( Lei nº 10.631, de 09 de outubro de 2019)

15/10/2019 09:45

A nanotecnologia figura como um dos eixos do Plano de Desenvolvimento de Florianópolis – PEDEM. Uma das metas discutidas no âmbito do eixo nanotecnologia e matérias inovadores, foi a criação do dia Municipal da Nanotecnologia. Neste contexto o projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores de Florianópolis criou o dia Municipal da Nanotecnologia, 1º de Março, homenageando o Laboratório de Toxicologia Ambiental – LABTOX da UFSC, pelas pesquisas desenvolvidas e formação de recursos humanos de alto nível no contexto da nanotecnologia e nanotoxicologia. O LABTOX foi criado em 1º de março de 1997 pelo Prof. William Gerson Matias, sendo o supervisor do laboratório desde então. Desde sua criação, já foram concluídas 32 dissertações de mestrado, 12 teses de doutorado e mais de 50 artigos científicos publicados em revistas internacionais. Destes números, destacam-se 8 dissertações de mestrado, 4 teses de doutorado e cerca de 21 artigos relacionados ao campo da nanotecnologia. Esta homenagem é também para todos os alunos/pesquisadores que contribuíram com o desenvolvimento do LABTOX realizando pesquisas de alto nível.

A nanotecnologia é uma ciência interdisciplinar que lida com o desenvolvimento de materiais em nanoescala (entre 1 e 100 nanômetros) com alteração em alguma de suas propriedades (ISO, 2005). A interdisciplinaridade da nanotecnologia envolve conhecimentos em física, biologia, matemática, engenharias, ciências de materiais, entre outras. Essa ciência tem sido mais explorada nos últimos anos principalmente devido aos avanços tecnológicos, como dos microscópicos de alta resolução e dos processos químicos capazes de rearranjar e moldar átomos e moléculas. A criação de materiais com características diferenciadas àqueles encontrados na natureza confere à nanotecnologia uma ampla possibilidade de aplicações industriais. Por outro lado, existem poucos estudos sobre os possíveis efeitos toxicológicos dos nanomateriais quando comparados ao seu estado macroscópico. Dessa maneira, surge o campo da nanotoxicologia, termo utilizado a partir de meados dos anos 2000.

O desenvolvimento seguro das nanotecnologias tem impactos benéficos em nível científico, tecnológico, social, ambiental e econômico. Neste contexto, o LABTOX foi o primeiro a promover estudos toxicológicos sobre nanoestruturas (nanotoxicologia) no Estado de Santa Catarina e um dos primeiros no Brasil.