21/02/2021 12:50

É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do colega e amigo Prof. Henry Xavier Corseuil, no dia 20 de Fevereiro de 2021. Professor aposentado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – ENS da Universidade Federal de Santa Catarina, Henry graduou-se em Engenharia Civil pela UFSM (1980), Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS (1984) e Doutorado em Engenharia Ambiental pela University of Michigan (1992). Dedicou sua vida profissional de mais de 30 anos ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, na área da indústria de Óleo e Gás. Responsável pela idealização e implantação do REMA – Núcleo Ressacada de Pesquisas em Meio Ambiente, desenvolveu inúmeros projetos com a Petrobras e agências de fomento nacionais e internacionais. No cotidiano, exemplo de profissional dedicado, responsável, muito estimado por seus alunos, colegas e comunidade acadêmica da UFSC. Em 19/12/2019 reuniram-se no ENS/UFSC vários de seus colegas, alunos e familiares, para prestar homenagem as contribuições do Professor para a UFSC, por ocasião de sua aposentadoria. Neste momento de dor e perda, nos solidarizamos e prestamos condolências aos familiares, amigos, alunos e colegas do Prof. Henry Xavier Corseuil.

Florianópolis, 21 de Fevereiro de 2021.

Professores, Acadêmicos e Servidores Administrativos do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC