Projeto de extensão do ENS promove capacitações com comunidade de São Francisco do Sul

09/06/2021 02:14

[Veja a postagem original aqui]

“A equipe de Educação Ambiental e Governança do projeto de extensão Nascentes do Saí, sob coordenação do professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental Rodrigo de Almeida Mohedano, promoveu, ao longo de abril e maio, uma série de capacitações com a comunidade do Distrito do Saí, no município de São Francisco do Sul (SC). Foram quatro minicursos ministrados por professores e pesquisadores da UFSC, além de profissionais autônomos da área socioambiental. Por meio de videoaulas, foram abordados conteúdos sobre mapeamento, áreas protegidas, serviços ecossistêmicos e geração de renda a partir das unidades de conservação.

Oficinas tiveram aulas on-line. Foto: reprodução Youtube

No primeiro minicurso, os participantes aprenderam sobre o reconhecimento do território por meio de representações cartográficas. Os mapas foram utilizados para identificar a localização, as características do relevo, a vegetação, o uso do solo e o processo de ocupação humana no Distrito do Saí. Já no segundo curso, foram compartilhados conceitos relacionados às áreas protegidas, tais como áreas de preservação permanente e unidades de conservação, e as principais leis que regulamentam o tema no Brasil. Ademais, os participantes puderam compreender o processo de criação e gestão dessas unidades de conservação, bem como os principais instrumentos de gestão e participação social.

O minicurso 3 tratou da temática dos serviços ecossistêmicos e maneiras sustentáveis para uso e gestão do território do Distrito do Saí. A partir disso, os participantes puderam identificar os benefícios fornecidos pela natureza, os serviços que ela pode nos oferecer e reconhecer o valor desses bens para a promoção da qualidade de vida. Por fim, no último minicurso, foram exploradas as possibilidades de geração de renda a partir de unidades de conservação. Foram identificadas atividades que podem beneficiar economicamente a população residente do Distrito do Saí, tais como o potencial turístico por meio do turismo de base comunitária, meliponicultura e agroflorestas.

Todas as aulas estão disponíveis no Youtube. Mais informações no site do projeto, no Instagram e no Facebook.”