GESAD e RReSSa participam do 6º Simpósio Brasileiro de Wetlands Construídos em Novo Hamburgo/RS

06/12/2023 10:50

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, ocorreu o 6º Simpósio Brasileiro de Wetlands Construídos em Novo Hamburgo/RS. O Prof. Dr. Pablo Heleno Sezerino (UFSC) marcou presença, juntamente com alunos da pós-graduação do Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (GESAD) e do Grupo de Pesquisas de Recuperação de Recursos em Sistemas de Saneamento (RReSSa). Representantes do poder público, empresas públicas e privadas, agências reguladoras e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais também participaram.

Na palestra de abertura, Dr. Pablo Heleno Sezerino e Dr. Marcos von Sperling celebraram os 10 anos do simpósio. Durante o evento, foram abordados, por meio de palestras e apresentações de trabalhos, os panoramas atuais da tecnologia dos wetlands construídos, explorando a potencialidade em diferentes contextos de aplicação, os desafios enfrentados atualmente e os paradigmas nacionais e internacionais.

Alunos da UFSC contribuíram com dois trabalhos, um apresentado de forma oral e outro em formato de e-pôster. Além da palestra inicial, Dr. Pablo Heleno Sezerino (UFSC) participou de uma mesa redonda ao lado de Dr. Carlos Alexandre Lutterbeck (UNISC), Dr. Gustavo Stolzenberg Colares (UNIVATES) e Dra. Daniele Damasceno Silveira (UFSC), discutindo os cenários atuais e as perspectivas futuras da tecnologia de wetlands construídos.

O evento foi concluído com visitas técnicas e com a escolha de Curitiba como a próxima sede do simpósio, programado para 2025.